domingo, 22 de julho de 2012

COBERTURA - O RAPPA LADO B LADO A NO CIRCO VOADOR - UMA ODISSÉIA DE EMOÇÕES



Introdução  - Romildo Tamujuntu

Bem ... O Rappa apresentou no aniversário de 30 anos do Circo Voador o show Lado B Lado A , uma idéia que tinha acontecido uns meses atrás em SP no Mix Álbuns Clássicos , projeto da Rádio/Tv Mix . 
Os fãs do Rio ficaram em polvorosa aguardando a realização do mesmo show por aqui , em terras da Guanabara , e quando foi anunciado numa terça de manhã , na quarta seguinte iniciaram - se  as vendas ao 12:00hs , e 12:18hs eu estava com meu ingresso em mãos .
Dai já veio logo a idéia de fazer um post sobre este show histórico , e logo também a vontade de convidar o amigo Pedro Bastos que já trouxe tanta coisa legal aqui para o blog , não tinha o por quê , não ser assim , aliás tinha que ser bem assim .
Recebi o material dele ontem ( sexta 20.7 ) no meu email , e como ele mesmo descreve no texto abaixo não ficou muita coisa para mim comentar , vamos ver ...

LEGENDA DO TEXTO :
Romildo Tamujuntu 
Pedro Bastos



O RAPPA - LADO B LADO A - AO VIVO NO CIRCO VOADOR ( RJ ) 19 JULHO DE 2012 




Lá vou eu de novo! hahaha

Disse que daria uma mãozinha no texto, To há uns 20 minutos parado em frente ao Word, e não sai nada.

Escrever os meus longos "resumos" é muito mais fácil viu! hahaha

Eu tinha me prometido que ia dar uma pausa no que se referia a falar de shows do Rappa por aqui. Mas felizmente (ou infelizmente né? vai saber! hahaha) apareceu um momento bem importante! É por uma Boa causa! =)
Quando eles voltaram com os shows arrebatadores na Marina da Glória , fiquei muito entusiasmado com a volta , o ano virou e eles fizeram um show muito nota 5 no Barra Music , fiquei puto com aquele bagulho de Tequila para a mulherada no palco e outros moles que o Jet sempre dá , daí estava com a idéia maluca de voltar à assistir aos shows só numa próxima eventual turnê . Mas rolou Luso Brasileiro outro showzaço e esse foi o primeiro que decidi ficar de fora , ainda levei na idéia junto meu parceiro Fabio Guilherme .
No Olimpo chapei o cabeção na cachaça , mas pelos videos depois lembrei ( rs ) que o show foi fodástico ... Agora o sentimento todo renovado , veio esse negócio de Lado B Lado A , para pirar com a galera . 
 Sinceramente, sou bem tranqüilo pra dizer que um dos defeitos que "não tenho" é a inveja. Sou maior mala, mas invejoso não sou não. Ou não era né? haha

Veio-me a MIX, e mete um show do CD Lado B Lado A em SP em uma segunda feira! Ai fode com a galera né? rs

Lado B Lado A foi sempre a menina dos olhos dos fãs e da Crítica.

Com aproximadamente 600.000 cópias vendidas, levou a banda a um patamar importante na carreira. Possivelmente onde encontrou a maioria da sua exposição. Sucesso de mídia, critica, vendas e público.

Alavancado pelo fenômeno "A Minha Alma", ou simplesmente a musica brasileira mais premiada na história dos prêmios MTV (6 prêmios: Escolha da Audiência, Clipe do Ano, Clipe Rock, Direção, Fotografia e Edição).

Bem... bacana, legal todos esses dados técnicos, mas e ai Pedro?

E ai que 12 anos depois, surgiu a oportunidade de ver na integra (show nunca feito) aquele álbum, o mais premiado, o mais glorioso... e onde? CIRCO! Quem leu o meu texto do Estância aqui, recorda do termo "místico" né?

Tão místico, que nego meteu numa quarta feira, com ingresso a 50 paus o primeiro lote. Roubo né? Pergunta pros que esgotaram com mais de 1 semana antes do show.  Foda-se, era O RAPPA, Circo e Lado B Lado A.
Um show que eu só tinha assistido uma única vez , e uma única vez muito especial , a primeira vez que eu vi um show do Rappa : 8 de Setembro do ano 2000 na Festa Agropecuária de Belford Roxo - RJ , um palco simples , com algumas bandeiras no teto com as imagens dos grafites da capa , diferente das projeções em Leds de hoje , e com um cara de cavanhaque na batera , a única vez que vi show com ele tocando .

Eu que procuro ter sempre tão poucas expectativas antes, estava eufórico. Comprei com 30 minutos das vendas liberadas, com medo de acabar... E vinha gente de fora, e todo mundo daqui ia, todos os ingredientes para uma noite memorável né?

Pois bem, O Rappa está abrindo um precedente perigoso com os fãs chatos, como eu é lógico.

A banda cansada do fim da turnê 7x, deu lugar a uns coroas que só querem fazer mais de 3 horas de show rapá! hahaha, quanta energia!
O final da tour 7x tava dando vontade de matar os caras , tamanha preguiça , má vontade , Jet cantando sentado , sem a empolgação de antes , sem as dancinhas , ninguém se entendendo , ainda bem que passou . 

E chegou o 18/07. Dia de trabalho, correria e surra que tomou o meu Flamengo. Que fase. =/
Fui para o trabalho já preparado com mochila , roupa , e tudo pronto para parti de lá mesmo , como trabalho em Nova Iguaçu na Baixada Fluminense à tarde,  queria sair cedo e pedi ao meu supervisor para me liberar às 20hs . 
Ele me perguntou para que seria disse o motivo , e ele me perguntou de novo ??? disse é né de novo , mais um show ... Ele riu e disse sereno : tranquilo !



Do lado de fora logo que chego encontro os amigos do FanRappa daqui e vi que tinha muita gente de fora também , muito legal , todos confraternizando , as expectativas para o show , algumas fotos , umas cervejas e deu a hora de entrar .



 





Lá dentro, senti que os fãs do Rappa estavam realmente lá. Eu olhava pras pessoas, e via a grande maioria cantando as musicas sem enrolação... 
Uns nem tanto né Ingrid? rs



Uns fanrappas foram pro famoso lado Esquerdo, e não sei pq grande parte do Fanrappa e agregados do Rio foi parar do lado direito. Nada forçado, mas diferente de ver.

Chega de enrolação e vamos ao show? As ‎00:51,veio o Rappa.

Enfim o sonho de muita gente estava se concretizando.

O mais legal de ver esse show, foi ver o trabalho que os caras tiveram pra fazê-lo rolar.

Mesmo as musicas que eles aconstumam tocar, ganharam os arranjos originais. scratch, metais, Dub. Quem curtiu aquela turnê de 1999, viajou no tempo. Eu fui um deles.


SHOW
 

Intro - DJ Negralha 

Como sempre uma das partes que eu mais curto nos shows são as aberturas , e essa foi bem diferente , Negralha mixou em cima de uma base a capela da música '' Porradão de 5 '' do rapper paulistano e corinthiano Rashid , som que aliás curto pra caralho .

"Tribunal de Rua"

Uma das letras mais fodas do Rappa, com o dedo e a visão genial do Yuka, tocada inteira.
 Sem enfeite, a galera cantando a música toda. Por uns segundos eu fechei os olhos, e imaginei a voz do Yuka fazendo o complemento. Bem bacana.

"Me Deixa" 

 



Antes de começar a musica, Falcão soltou "Agora o show vai começar de verdade!" E alguém tinha dúvida? Larguei tudo e corri pra roda. Uma das grandes hein.

 Impossível ter muita mais empolgante que essa. 
Como sempre digo, patrimônio da musica Brasileira.



"Cristo e Oxalá" 

Espetacular. Percussão e efeitos em alta. Um espetáculo sonoro e visual. Deveriam tocar desse jeito, pra sempre.





"O Que Sobrou do Céu"

Então, eu desenvolvi uma teoria. A letra é do Yuka, a bateria original era do Yuka tb. Mas a musica foi feita para ser tocada pelo Clebinho.

É o destaque absoluto da música. Espanca a bateria. Esculacha nas viradas e essas sim são espetaculares, muito diferentes das "espetacularmente normais" que o Yuka fazia.


"Se Não Avisar o Bicho Pega"

Eu sinceramente não curti. Falcão errou na entrada e na saída. Já estava sendo tocada em alguns shows, e deixou a desejar pq foi tocada no estilo

 "feijão com arroz."





Aqui Pedro também incluo o seguinte comentário : esse som tocado ao vivo , é só a bateria animal do Clebinho com os vocais de Xandão e Lauro : Pega!Pega!Uhhh!!!!

"Minha Alma"

Enfim, achei um lugar pra ela! hahaha

A maioral tem todos os seus méritos né? Letra com cunho impactante. Tocada do mesmo jeito de sempre. Mas nesse show, ela era a indispensável.





"Lado B Lado A"

Cheia de efeitos, lembrava aquela tocada antes da turnê esporro. Pesadíssima. Do jeito que tem que ser.





Vamos pra roda? Provavelmente a maior que já vi nesses 10 anos abrindo rodas por esse Brasil a fora. Impressionante. rs
Parecia que estava tocando o CD , e a galera berrando o som incessantemente insurdecedor , épico , e eu na roda também , não aguentei .

"Favela" 
Falcão chama ao palco o que antes do show começar eu tinha comentado com Pedro : tinha visto na porta dos fundos do Circo uns ritmistas com as cores da Verde & Rosa , Mangueira escola de samba que Falcão é frequentador assíduo dos ensaios e tem maior carinho , para um solo de percussão ele chamou ao palco Wesley . 




 


Além de ver meus amigos, eu estava lá pra ver 3 musicas. E essa era uma delas.

Primeiro pq a letra é a cara da minha cidade. Depois pq tirando a gravação do programa no teatro em SP, ela nunca tinha sido tocada em um show. NUNCA! Olha que honra?




E o Rappa fez bonitinho, sem errar, com os efeitos todos encaixadinho. Quem viu pode apreciar uns dos 10 momentos que destaco do Rappa e sua carreira.


"Homem Amarelo"

Sem as luzes de sempre... deu uma assustada viu? Mas é sem duvida uma das letras que mais empolgam ao vivo. O Circo veio abaixo.




E Falcão também veio abaixo , com certeza o momento mais foda do show ... a descida do palco dele e a tentativa de dançar um Dub no meio da galera , lógico que os loucos não iriam deixar , ele simplesmente sumiu no meio do público , foi muito sinistro .

"Nó de Fumaça"

A segunda musica que mais esperava. Minha lembrança de Nó ao vivo era muito pouca. Pra ser sincero passei a gostar mais da musica quando ela já não era mais tocada.

Foi tocada com qualidade, até o Falcão comer a parte final. 

Uma pena, mesmo assim ótima!



"A Todas as Comunidades do Engenho Novo"

A surpresa da noite pra mim. A volta de uma das intros mais espetaculares que o Rappa tem! Marejou meus olhos! Do caralho!




Falcão impecável, repetiu até os nomes que fala no disco original. Passei esse resumo todo ouvindo essa mesma música. Valeu meu ingresso.
Nesse som eu cantei tudo no inicio ao fim com os olhos fechados , e tinha momentos em que eu parecia estar em um outro plano , pura viagem , emoção .

"Na Palma da Mão"  

Sim, eu poderia ter ido ao Circo só para ve-la.

Minha preferida do cd. Show a parte do Negralha. Tocada com maestria.
Passei maior parte de olhos fechados.  Sei que gostaria de ouvi-la pra sempre. Sei que não ouvirei, e sei que aquele momento foi um dos mais importantes momentos como fã.






O show acaba. 02:13.

A banda sai do palco.

E ai? Rolou a pergunta da semana... Será que eles vão tocar mais 3, 4 musicas e nos mandar pra casa?
Jussá diretora do Circo Voador entra no palco e anuncia mais um show dos caras , para delirio geral . 
 
Eles voltam. Parece que novinhos em folha.

Fazem um segundo show. Olha o Setlist ai!

1. "Reza Vela"
2. "Meu Mundo é o Barro"
3. "Hóstia"
4. "Mar de Gente"
5. "Ilê Aiê"
6. "Hey Joe"
7. "Maneiras"
8. "O Salto"
9. "Súplica Cearense"
10. capela de "Ócio"/"Maria"/ "Fininho da Vida"
11. "Rodo Cotidiano"
12. "Monstro Invisível"
13. Tentativa meio arriscada de "Smoke on the Water" (Deep Purple cover)
14. "Papo de Surdo e Mudo"
15. "Linha Vermelha"
16. "Pescador de Ilusões"
17. "Meu Mundo é o Barro"(bis)


 
Dessa segunda parte eu não preciso falar né?
Nessa segunda parte logo no inicio Negralha tocou as músicas Legalize , Jah Jah City do Capleton e tocou a base de Welcome to Jamrock do Damian Marley , nesse último som Falcão volta ao palco e começa a cantar um trecho da música Contexto do Planet Hemp , e na sequência um momento que não gostei foi tocar Zóio de Lula do CBJR , não pelo Vinicius Falcão que mandou o som , mas sim por quê O Rappa é muito grande pra ficar fazendo cover de banda brasileira , ainda mais desta .
Tocaram leves, sem compromisso, mas não sem qualidade. Fizeram um grande show e me impressionou pela vitalidade e a absurda emopolgação.

Falcão no meio de pescador(?, se tiver errado me corrijam) tentou descer pra curtir com a galera.
Já corrigi , rs ...
Como sempre, nego segurou, puxou e deu trabalho a produção pra puxar o cara de volta.

Ele subiu, puto, reclamou da falta de educação. Perguntou se o deixariam descer e se comportariam.

Parece que entraram num acordo, pq ele pediu para abrirem e desceu de novo. E ficou lá, fazendo festa, pulando, brincando.






Show de simpatia, e sua maluquice habitual.
E na volta ao palco , aquela olhadinha do Xandão pra ele parecia dizer : Você gosta de bagunça né seu maluco !
04:00, depois de três horas e dez de um dia que entrou pra história dos fãs, da casa de show e da própria banda, eles iam embora...

E todos ficaram com a mesma sensação que eu fiquei.

"Porra que foda, ainda bem que eu estava aqui!"


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Bem, eu trabalhei virado, to com dor nas pernas até agora e mais uma vez tenho a obrigação de encher de elogios. Arrebentaram mais uma vez. Só me fazem queimar a língua! kkkkk




Bom ver os fanrappas e não fanrappas juntos. Tanta gente bacana que 

conheci nessa estrada, e digo que nada seria o mesmo se não tivesse eles! Amo vcs!
Um momento que me deixou bem impressionado e emocionado também foram as lágrimas da Marcela Maria em Papo de surdo e mudo , arrepiou e acho que pouca gente percebeu , mas eram lágrimas de alegria que representam o que todos nós que acompanhamos a tantos anos a banda sentimos em comum , lindo . 



Maneiro de fazer essa cobertura em conjunto é que eu falo a porra toda, fodo e deixo na merda o resumo do parceiro Romildo que fica sem porra nenhuma pra falar! hahaha, tô jogando com a 11 hj Romildo, Tamujuntu!
Tranquilão meu parceiro , você é da casa , aqui você manda soltar e prender ... ehehehe 










Fiz um monte de vídeo, e fiz esse resumo pq sei que tem uma galera que não pode curtir shows sempre, que estão longe, moram em outras cidades. enfim. amigos queridos que nunca esqueço! É pra vcs, e quem não gosta...............

Hoje é sem agradecimentos individuais!

 
Inté!#TAMUJUNTU
Créditos : 

Texto :
Romildo Tamujuntu 
rmdtamujuntu@gmail.com
Pedro Bastos
Twitter : @pedrohooligan
https://www.facebook.com/pedrosouzabastos
Fotos : 
Flickr - O Rappa Oficial 
Pedro Bastos 
Robson Winter 
Bob Babilac 
 Videos :
Pedro Bastos

Nos vemos na Fundição Progresso #tamujuntu

Um comentário:

  1. Simplesmente maravilhoso o post como estou em SP e prestes a ter um bebe não consegui estar nessa noite magica!!!!

    ResponderExcluir